sábado, 8 de outubro de 2011

Cantigas de roda!Sei....

Viro e reviro meu juízo e não encontro o porquê das principais músicas infantis terem temas tão trágicos. É um menino que "atirou o pau no gato,mas o gato não morreu".Então o garotinho botou mesmo foi pra matar?Credo!Ou então,uma canoa que vira,porque a criança não soube remar e com isso foi parar todo mundo no fundo do mar.Sem falar no "boi da cara preta".Sem comentários.

Ah!Não podemos esquecer do "sabiá lá na gaiola fez um buraquinho.Voou,voou,voou,voou.E a menina que gostava tanto do bichinho,chorou,chorou,chorou,chorou".Isso é coisa que se faça?!Criar traumas tão desnecessários?!A vida por si só se encarrega disso,minha gente.

Sem contar que todo mundo já cresce desacreditando no amor: "O anel que tu me deste era vidro e se quebrou.O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou".A culpa por haver tanto rompimento de relacionamento é das cantigas de roda.Fato!Pronto!Entendi tudo!

Mas olha!Tava esquecendo da pressão psicológoca e insultos por que passamos e passam nossas criancinhas: "Marcha,soldado!Cabeça de papel.Se não marchar direito vai preso no quartel". A repressão dos tempos da ditadura repassados de forma velada aos nossos filhos.Isso é grave,hein?!Será o prenúncio de quê aqueles tempos voltarão?Menos né?!(risos).

E o tão em voga bullying? Tá lá...nas cantiguinhas, dentro das salas de aula e também na hora do recreio: "O sapo não lava o pé.Não lava,porque não quer.Ele mora na lagoa,não lava o pé,porque não quer.MAS QUE CHULÉ!". Bullying! Não tem outro nome!É bullying com o pobre do sapo e acabou-se!
 
No quesito agressão física, o Grammy vai para a canção:
"Samba Lelê está doente
Está com a cabeça quebrada
Samba Lelê precisava
De umas dezoito lambadas".
O detalhe do "Sambalelê" é que mesmo lapingoxado ainda tem que sambar..."Samba,samba,samba ô lelê...".Ô povo sem coração!
 
Pra fechar com chave de ouro, o grande incentivo à mentira misturado com bullying:
"A Barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ah ra ra, iá ro ró, ela tem é uma só !
  

A Barata diz que tem um sapato de veludo
É mentira da barata, o pé dela é peludo
Ah ra ra, Iu ru ru, o pé dela é peludo !"

É demais pra mim!Vou repensar o repertório musical de minha filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário